COP30NOTÍCIAS

Cursos gratuitos de inglês são ofertados em Belém para atender demanda da COP 30

Moradores da capital e da Região Metropolitana podem se inscrever em capacitações presenciais e online voltadas ao atendimento de turistas durante o evento

Com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) marcada para novembro de 2025, em Belém, cresce a oferta de cursos de inglês gratuitos voltados à preparação da população local para o evento. A capacitação tem como foco o atendimento de visitantes estrangeiros, com ênfase nas áreas de hospitalidade, turismo e serviços.

Entre as iniciativas disponíveis, está o curso “Inglês para COP30”, promovido pelo Grupo +Unidos. A formação é 100% online, gratuita, com carga horária de 50 horas e voltada a pessoas entre 18 e 45 anos que residem em Belém ou na Região Metropolitana. As aulas começam em 13 de agosto, e as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de julho.

O curso integra a campanha Impacto+, que reúne empresas parceiras em ações sociais. A primeira edição do curso teve cerca de 600 inscritos. Segundo a organização, o conteúdo é direcionado a situações práticas de recepção de turistas, com foco na comunicação básica em inglês.

Outra frente de capacitação é ofertada por meio da plataforma Capacita COP30, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Sectet). Em Belém, há turmas presenciais nas escolas EETEPA Vilhena Alves e Colégio Estadual Paes de Carvalho, com níveis básico e avançado. No distrito de Icoaraci, a EETEPA Cacau oferta inglês com foco em negócios turísticos.

Nos municípios de Soure e Salvaterra, no arquipélago do Marajó, também são oferecidas turmas presenciais. Os cursos têm carga horária de 60 horas e são voltados a vocabulário utilizado em hotelaria, gastronomia e recepção de visitantes. As inscrições devem ser feitas diretamente no site oficial da Sectet.

A Prefeitura de Belém também articula a abertura de novos cursos de inglês e espanhol voltados a trabalhadores de feiras e mercados públicos. A ação será feita em parceria com o Sebrae, mas depende da inauguração da Sala do Empreendedor COP 30, que funcionará no Solar da Beira, no complexo do Ver-o-Peso. Ainda não há data definida para o início das aulas.

A expectativa é que os cursos gratuitos de inglês voltados à COP 30 em Belém ampliem a qualificação da força de trabalho local e contribuam para a geração de emprego e renda durante o evento, que deve reunir milhares de visitantes e representantes internacionais na capital paraense.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar