NOTÍCIASOPINIÃOOs Liberais

Cuba é o fracasso que Edmilson Rodrigues não admite

Vamos esclarecer, Edmilson Rodrigues, aquilo que você nunca vai admitir: diferente dos seus delírios comunistas, Cuba é um fracasso.

A situação de Cuba é muito conhecida, ou pelo menos deveria ser muito conhecida. Existe muito Terraplanismo por aí, mas hoje é muito fácil conseguir as imagens de lá, as vezes com os próprios cubanos fazendo filmagens de como que é a compra no supermercado, é uma situação de pobreza e escassez de alimentos. Fome exatamente eles não passam, os cubanos têm direito a uma cesta básica por mês, mas é uma situação de vida muito difícil, existem restrições para conseguirem itens de uso pessoal como pasta de dente, por exemplo.

A escassez é muito grande, eles têm alimentos, mas em quantidade muito pequena, também moradia, mas é uma moradia de qualidade bastante questionável, eles não possuem nenhuma liberdade de expressão, é uma ditadura como qualquer outra, inclusive devido aos protestos existem muitas imagens de pessoas sendo presas.

Uma coisa que deveria ficar claro é o seguinte: Não existe fora do Brasil e da América do Sul, nenhum partido de esquerda, partido socialista Francês, partido socialista Espanhol, o Labour Party tanto na Inglaterra como na Austrália, Nova Zelândia, o partido liberal no Canadá, a área mais a esquerda do partido Democrata nos EUA, ninguém apoia esse regime cubano, eu diria que essa fantasia é uma coisa realmente nossa, aqui da América do Sul.

Fala-se muito por aqui que todos os problemas de Cuba são devido ao embargo. Não, não é, o embargo é um dos problemas, mas o motivo porque a economia Cubana não funciona bem é o mesmo motivo porque a economia Romena não funcionava bem, porque a economia da Iugoslávia não funcionava bem, porque a economia polonesa não funcionava bem.

O que está se mostrando mais bem-sucedido é uma associação entre o Estado e o mercado, que é o que a China fez, o que a Coreia do Sul fez, mas em setores onde você precisa de concorrência tem que deixar para o mercado mesmo, porque é ele que irá gerar e selecionar aqueles que fornecem os melhores produtos e serviços, isso que gera evolução e a movimentação da economia.

A economia 100% estatizada nunca deu certo e nunca vai dar certo, inclusive a China entendeu isso a 45 anos atrás e mudou completamente orientação econômica do governo.

É óbvio que a economia pode ter algumas estatais em setores onde não há concorrência por excelência como o setor de energia elétrica por exemplo, onde não se escolhe comprar energia elétrica da empresa A ou da empresa B, então esse setor é bem questionável se vale a pena ser privatizado, porque o benefício da concorrência não existirá e ainda terá que incluir no preço da tarifa de energia elétrica a distribuição de lucros dos acionistas da empresa. Esse é um setor, por exemplo, que na China é tocado por estatais.

Esse modelo cubano 100% estatal foi tentado na Alemanha oriental, isso que lá o povo é disciplinado e organizado, mas quando o muro caiu vejam para que lado que os alemães correram.

Essa discussão se o governo de Cuba vai cair ou não, eu não sei, porque aí tem a questão da repressão, agora se o povo em massa quiser eles derrubam o regime.  E aí, ruiu os sonhos de Edmilson.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar