BELÉMCOP30NOTÍCIAS

COP30 impulsiona alta de 155% no preço das hospedagens em Belém em novembro

Inflação regional fica em 0,67% e é a maior do país; passagens aéreas também registram forte aumento

O impacto da COP30 no setor de turismo em Belém já aparece nos indicadores oficiais. Segundo dados do IPCA-15 divulgados nesta quarta-feira (26) pelo IBGE, o valor das hospedagens na capital paraense subiu 155,24% em novembro na comparação com outubro. O custo das passagens aéreas também avançou, com alta de 25,32% no período.

O aumento expressivo fez com que Belém registrasse a maior prévia inflacionária entre as 11 regiões pesquisadas, com variação de 0,67%, mais que o triplo da média nacional, que ficou em 0,20%.

A forte pressão sobre os preços tem relação direta com a realização da COP30, que reuniu delegações de 195 países e movimentou toda a rede hoteleira da cidade. Em novembro, Belém também sediou a Cúpula do Clima, que atraiu chefes de Estado e reforçou a procura por hospedagens.

Aumento acumulado em 12 meses chega a 204%

No acumulado de 12 meses, o preço da hospedagem na Grande Belém avançou 204,63%, índice 16 vezes maior que a média nacional (12,71%). Para efeito de comparação, em São Paulo a alta mensal foi de apenas 4,48%.

Apesar de ter menor peso na inflação nacional — 4,46%, contra 33,45% da Grande São Paulo —, o movimento em Belém ainda interfere nos preços do país como um todo. Segundo o professor Gilberto Braga, do Ibmec-RJ, a demanda por conexões aéreas influencia outras regiões, ampliando o impacto inflacionário.

IPCA de novembro deve registrar efeito completo da COP30

O levantamento do IPCA-15 coletou preços entre 14 de outubro e 13 de novembro e, portanto, não captou todo o período da conferência. Já o IPCA fechado do mês, que será divulgado em 10 de dezembro, incluirá toda a realização da COP30 e pode trazer uma fotografia mais completa da pressão sobre os preços.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar