BELÉMCOP30NOTÍCIASPará

COP30 em Belém: imóveis no Airbnb sobem de 700 para 3.500

Desde que Belém foi escolhida para sediar a COP30, um grande evento climático da ONU, o número de imóveis cadastrados no Airbnb na cidade saltou de 700 para cerca de 3.500, segundo o Poder360. Esse aumento ajuda a aliviar a demanda por hotéis, que não têm capacidade suficiente para o público esperado em novembro de 2025. Embora o Airbnb não divulgue o número exato de acomodações na região, a empresa informou que fechou parcerias com o Governo do Pará e com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Pará, focadas na COP30.

O Airbnb, fundado em 2007, conecta pessoas que desejam alugar seus imóveis a turistas de todo o mundo. Atualmente, a plataforma conta com 5 milhões de anfitriões, que já receberam mais de 1,5 bilhão de hóspedes em quase todos os países, segundo a empresa.

Em 2023, o Airbnb firmou uma parceria com o Estado do Pará para criar materiais informativos voltados a novos anfitriões e promover o turismo em Belém, em preparação para a COP30.

No início de agosto de 2024, a empresa anunciou outra parceria, desta vez, com o Sebrae-PA. A ideia é capacitar proprietários de imóveis já cadastrados na plataforma e também para interessados em se tornar anfitriões no Airbnb.

Segundo a plataforma, a parceria valerá até dezembro de 2025 e a meta é capacitar 3.000 pessoas entre empreendedores, anfitriões e membros da comunidade. O 1º curso foi em 7 de agosto, com o tema “noções básicas de como hospedar no Airbnb”.

HOSPEDAGEM EM BELÉM: PROBLEMA ANTIGO
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) queria, em março de 2024, ao menos 20.000 vagas em hotéis para que Belém sediasse a COP. Nas contas do Executivo, a capital paraense não tinha nem metade disso. O governador Helder Barbalho (MDB) tem assegurado que a cidade estará preparada.

O Planalto estava preocupado com o avanço das obras. Como já mostrou o Poder360, a capacidade hoteleira da capital do Pará é limitada. Quando a cidade foi escolhida como sede do evento da ONU, a ABIH-PA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará) estimou que Belém tinha 5.712 quartos de hotel e 12.115 leitos. Inicialmente, a ideia era chegar em 60.000 ou mais vagas na rede hoteleira da cidade.

O Executivo apostava nos convênios com o Airbnb para ter uma expansão dessa oferta. Outra obra que deve contribuir para isso é a dragagem da orla de Belém, permitindo que navios de passageiros de grande porte atraquem na área para receber os visitantes da cidade.

Com informações Poder 360

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar