COP30NOTÍCIASPará

COP+: novo sorvete com bacuri, cumaru e castanha-do-Pará homenageia a COP 30

Sorvetes com ingredientes regionais reforçam conexão entre produção local e sustentabilidade em preparação para a conferência climática

Empresas do Pará estão desenvolvendo novos produtos a partir de insumos amazônicos, alinhando-se aos temas que serão debatidos durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém. Uma das iniciativas vem da Gelateria Damazônia, que lançou um novo sabor de sorvete com foco na valorização da biodiversidade regional e incentivo à economia local.

O produto, chamado COP+, combina cumaru, geleia de bacuri e crocante de castanha-do-Pará. A receita é servida em casquinha artesanal e está disponível nas unidades da gelateria. Parte da receita com a venda será destinada a projetos sociais desenvolvidos pela Comunidade Santa Isabel de Hungria, em Belém.

A ação integra o conjunto de práticas da empresa voltadas à sustentabilidade. A Gelateria Damazônia já utiliza embalagens biodegradáveis, oferece sabores veganos e adota medidas para reduzir emissões de carbono na produção. Além disso, prioriza o uso de ingredientes da floresta amazônica como estratégia de valorização cultural e incentivo à conservação ambiental.

O cardápio da gelateria inclui outros sabores produzidos com matérias-primas regionais, como:

  • Damazônia: tapioca com açaí;
  • Encontro das Águas: tapioca e pistache;
  • Marajó: queijo do Marajó com geleia de cupuaçu e castanha-do-Pará;
  • Doce de leite com cumaru: releitura regional de um sabor tradicional.

Outra sorveteria paraense, a Cairu, também apresentou um sabor especial inspirado na conferência. O produto, chamado COP 30, reúne cupuaçu, castanha-do-Pará e pistache.

As ações reforçam o papel do setor alimentício regional na promoção de produtos sustentáveis e na conexão com temas globais que serão discutidos na COP30, como conservação ambiental, mudanças climáticas e uso consciente dos recursos naturais.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar