COP 30: Edmilson Rodrigues quer reeditar bondinho e o fracassado projeto via dos Mercadores
Ainda não foi detalhado nada oficialmente, mas a revitalização da Rua João Alfredo, centro caótico da área comercial de Belém, estará entre os projetos de preparação para a COP 30.
Não foi informado se as centenas de marreteiros e ambulantes que tomaram as calçadas e as ruas de todo o centro histórico serão remanejados para outro local. No entanto, em suas redes sociais, a prefeitura de Belém publicou o que seria uma prévia do projeto de revitalização da área.
Pelas imagens renderizadas da João Alfredo, é possível observar duas coisas: a volta do bondinho, sonho de consumo de Ed, que ele falou que queria voltar ainda nesta gestão; e uma reedição do que seria o projeto via dos Mercadores, intervenção que ele fez no início do anos 2000 na área comercial de Belém e que contribuiu para que a rua João Alfredo se tornasse o que é hoje: um caos.
O projeto previa até intervenções nos equipamentos urbanos da João Alfredo como recuperação nas calçadas, no piso da via, implantação de bancos e lixeiras, nova iluminação das ruas e fachadas dos prédios históricos. Porém, mantinha e padronizava o comércio ambulante nas calçadas, sem a possibilidade de mudança para um shopping popular, por exemplo.
O resultado é que o ordenamento da via não durou muito, os camelôs foram voltando, fazendo puxadinhos e tomando conta da via totalmente até se encontrar como estar hoje.
Projeto de requalificação da João Alfredo. Foto: Prefeitura de Belém
Fazer um grande camelódromo com climatização e chamariz que é bom, nada. Parece que o Edmilson não aprende, continua com a mesma mentalidade ultrapassada e obsoleta de 30 anos atrás.