Belém (PA) – Um consumidor da empresa Equatorial Energia, em Belém, que prefere não se identificar, teve o fornecimento de luz cortado na manhã desta quarta-feira, 8.
Na correria do dia a dia, ele havia se esquecido de pagar a conta de luz. Um funcionário da Equatorial chegou na casa dele já para fazer o corte de energia. O consumidor disse que poderia fazer o pagamento da conta em atraso com o cartão de débitos, mas o funcionário disse, candidamente, que “a máquina de débito não está funcionando”.
O consumidor tentou argumentar, alegando que a culpa não era dele se a máquina de cartão de débito não estava funcionando e pediu um tempo para pagar a conta, dando sua palavra como garantia. Mas não teve acordo. A energia do consumidor foi cortada.
O rapaz que fez o corte de energia se chama Rafael Santos e é funcionário da empresa terceirizada Dínamo, que presta esse tipo de serviço à Equatorial Energia, em Belém.
O consumidor, então, passou à verdadeira odisseia que é marcar a religação da energia. Ele tentou um número de WhatsApp, mas o robô que atende a esse tipo de ligação não conseguia entender a solicitação.
Ele reclama que em Belém parece não ser possível fazer essas solicitações, visto que a empresa Equatorial é uma holding que controla as distribuidoras de energia Equatorial Energia Alagoas, Equatorial Energia Maranhão, Equatorial Energia Pará, Equatorial Energia Piauí, CEEE Equatorial Energia e CEA Equatorial Energia.
Enquanto isso, o consumidor ficou sem energia elétrica na casa dele e a energia foi restituída apenas por volta das 17h50 de quarta-feira, 8. E muitas outras denúncias sobre a Equatorial se avolumam a cada dia.
Nota – Em nota ao ParaWebNews, a Equatorial lamentou o transtorno:
Veja: “A Equatorial Pará informa que a suspensão do fornecimento de energia elétrica do referido cliente foi devida e o serviço foi religado ainda ontem, 08, às 17h50. Informa ainda que o sistema operacional de pagamento e de solicitação de serviços apresentou lentidão durante a manhã desta quarta-feira, 08, o que dificultou o pagamento e a solicitação da religação pelo cliente via assistente virtual.
Importante ressaltar que, conforme determina a legislação do setor elétrico, todos os consumidores são comunicados previamente sobre a suspensão em função do não pagamento das faturas. O aviso ocorre por meio da fatura de energia subsequente, de documento específico de reaviso do vencimento, por mensagens SMS, por e-mail, caso o cadastro esteja atualizado no sistema, e também por meio de agentes de campo que realizam a negociação de débitos. Mas após 15 dias da entrega do reaviso a distribuidora de energia pode realizar a suspensão do fornecimento caso o débito não seja quitado.
Sobre o fato da equipe não disponibilizar a máquina para pagamento, a Equatorial Para informa que esta modalidade é somente uma opção que a distribuidora disponibiliza aos clientes, que podem realizar o pagamento via PIX, com o QR Code impresso na fatura, internet banking ou ainda com cartão de crédito e débito no site www.equatorialenergia.com.br
A Equatorial lamenta os transtornos”