AGRO

Conselheira do TCM nomeada por Helder quer barrar uso dos novos ônibus elétricos de Belém

Uma fonte ligada à Prefeitura de Belém revelou ao Portal Estado do Pará On-line que a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Ann Pontesnomeada ao cargo em maio de 2024 por indicação do governador Helder Barbalho (MDB), está realizando um movimento político para barrar a utilização dos cinco novos ônibus elétricos adquiridos pela administração municipal.

Segundo a fonte, o desejo do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) era de que os novos coletivos começassem a ser utilizados de forma experimental o mais rápido possível, visando a COP 30, em 2025. Porém, Ann Pontes estaria utilizando o TCM para determinar, de forma cautelar, a suspensão do contrato dos novos ônibus elétricos.

Na última terça-feira (2), a Prefeitura de Belém deu detalhes sobre a nova frota de ônibus. O modelo AZURE A 12 BR, da fabricante TEVX Higer, tem 12 metros de dimensão, não emite gases poluentes, não tem ruídos e foi exclusivamente desenvolvido para o mercado brasileiro.

Segundo a superintendente da Semob, Valéria Borges, os novos modelos, que são semelhantes aos que circularam em Dubai, nos Emirados Árabes, durante a COP 28, devem circular pelas ruas de Belém a partir de agosto deste ano. Ela contou que os benefícios desses ônibus atendem a população e também quem trabalha neles, como o cobrador e o motorista.

A aquisição dos ônibus é fruto de uma parceria da Prefeitura de Belém com o Governo Federal, a partir de recursos do PAC Seleções, e também de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ann Pontes é esposa de Parsifal Pontes, ex-chefe da Casa Civil, na época o braço direito do governador Helder Barbalho (MDB) e que foi preso pela Polícia Federal em 2020, acusado de fazer parte de uma organização criminosa formada dentro do governo do Pará.

Na decisão que autorizou a deflagração da Operação SOSFrancisco Falcão, do STJ, disse que foi encontrada uma “máquina de contar cédulas” na casa de Parsifal de Jesus Pontes.

Fonte: Estado do Pará online

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar