Comunidades rurais de Parauapebas recebem o Projeto “Circolando pela Amazônia”
Oficinas e espetáculo circense estarão em comunidades rurais de Parauapebas, incluindo um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
A arte milenar do circo estará ainda mais acessível com a chegada do “Circolando pela Amazônia” em Parauapebas, um projeto gratuito que oferece práticas e oficinas circenses para a comunidade. O projeto já passou por Belém em julho e se estenderá à capital maranhense de São Luís.
O “Circolando pela Amazônia” é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e prevê a circulação do espetáculo “O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”. Além das apresentações, o projeto oferece uma ESCOLA ITINERANTE DE CIRCO para crianças e jovens nas localidades atendidas, culminando em um grande espetáculo de encerramento.
Oficinas Práticas Ensinam a Arte Circense
Em Parauapebas, os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com artistas que vivem o dia a dia da arte circense, promovendo um senso de pertencimento. As oficinas são totalmente gratuitas e incluem o aprendizado de malabarismo, acrobacias, trapézio de solo, monociclo, contorcionismo, mágica e esquetes cômicas de palhaços.
Veja a programação de OFICINAS em Parauapebas:
Cronograma:
CEDERE I
ESCOLA: ANTÔNIO VILHENA
94 98198-0743 – Nilsiane(Diretora)
OFICINAS: DAS 14:30 AS 16:30
Local das oficinas:
Associação de moradores do CEDERE I
9491663630 – (Nino)
ESPETÁCULO:
30/08 ESCOLA ANTONIO VILHENA
31/08 PRAÇINHA DO CEDERE I
06/09 ESCOLA ANTONIO VILHENA
07/09 PRACINHA DO CEDERE I
Horário 19hrs.
Obs: os alunos das rotas(vs) não irão participar do espetáculo de encerramento por não ter transporte escolar no final de semana. Serão certificados na sexta feira no horário da oficina.
AÇÃO NA ESCOLA – TERÇA FEIRA
As 8:30 estar no local (escola) para convite das oficinas e espetáculo.
VILA DE PALMARES II
ESPETÁCULO
“O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”
Datas: 09 e 14 de Setembro
Local: Escola Crescendo na Prática
Horário: a definir
Oficinas: 11 e 12/09
Horário: a definir
Obs: no dia 14 a escola chama a comunidade para assistir o espetáculo
Informações: 94 98419-0501 (Neide – coordenadora pedagógica)
ACAMPAMENTO – MST
ESPETÁCULO
“O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”
Datas: 08 e 13 de Setembro
Local: Assentamento do MST
Horário: 19 horas
Oficinas: 9 e 10/09
Horário: a definir
Informações: 91989252828 (Vivi – coordenadora do Assentamento)
Espetáculo “O Mundo Colorido do Circo Brasileiro”
O grandioso espetáculo “O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”também terá apresentações em Parauapebas, com entrada gratuita. Este espetáculo é dirigido pelo palhaço Tchesco Villares e conta com profissionais experientes, incluindo brasileiros e imigrantes, com passagens por grandes circos nacionais e internacionais, como Ringling Brothers Circus (EUA) e Blackpool Tower Circus (Inglaterra).
Inscrições Atendem Critérios Sociais e Promovem Inclusão
Para as inscrições, o “Circolando pela Amazônia” estabeleceu parcerias com instituições sociais, priorizando a inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade. O projeto visa atender e engajar mulheres, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais (incluindo terreiros e quilombolas), pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis.
O diretor do espetáculo, Tchesco Villares, descreve o projeto como uma porta de acesso à arte para o público.
“É um espetáculo circense com participação do público, onde temos apresentações de malabarista, equilibrismo, palhaço, mágico, tecido aéreo e Bambolê. Os artistas são fantásticos, a exemplo da Romina, da Argentina; Dany, do Chile; Zambone, do Ceará e eu, Tchesco Villares, do Rio de Janeiro. Todos com passagem por Europa Ásia e também América do Norte”, afirma.
Tchesco Villares ainda destaca que o projeto vai além do imaginário, mostrando o lúdico e a magia que emociona todas as idades. Ele adiantou que os alunos das oficinas terão a oportunidade de participar de um espetáculo com o elenco do show, uma chance única de conhecer de perto o universo do circo ao vivo e desenvolver interação em grupo, atividade física e expressão corporal.
O projeto “Circolando pela Amazônia” e o espetáculo “O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO” têm como objetivos contribuir para a preservação e divulgação da arte circense, gerar emprego e renda para artistas e profissionais do circo, e democratizar o acesso à arte no Brasil. O projeto é uma realização da AS Monteiro – Consultoria e Projetos Especiais e do Ministério da Cultura.
Nesta primeira edição, o Circolando passou por cidades como Belém, Canaã dos Carajás e agora segue a Parauapebas e São Luís do Maranhão.
Conteúdo relacionado:



