NACIONAL

Com gastos de mais de 12 milhões em cartão corporativo Lula diz que não come bem em viagens e no Itamaraty

Em sua tradicional live “Conversa com o Presidente” da última terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou um tema inusitado: sua alimentação durante viagens internacionais. Questionado sobre se ele come bem nessas ocasiões, Lula confessou que não é adepto das comidas servidas em palácios e hotéis internacionais, incluindo no próprio Itamaraty. O petista explicou que, devido à falta de tempo, não tem a oportunidade de ir a restaurantes e escolher pratos de sua preferência, como ovo e bife acebolado.

Cartão Coorporativo: Essa revelação curiosa surge em meio a um contexto de questionamentos sobre os gastos do presidente Lula com o cartão corporativo. Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um processo para investigar possíveis excessos na utilização do cartão corporativo pelo presidente. A auditoria visa entender como e em quê foram gastos cerca de 12,1 milhões de reais em um período curto de apenas 4 meses.

Viagens: Apenas durante sua viagem realizada em abril à China e aos Emirados Árabes, Lula e sua comitiva gastaram impressionantes 6,6 milhões de reais em apenas três dias. Esses gastos incluem as despesas de outras 73 pessoas que acompanharam o presidente durante a viagem.

Críticas a Bolsonaro: o cartão corporativo é uma modalidade utilizada para pagamento de despesas do governo federal, desde que haja uma justificativa fundamentada que comprove a necessidade. Lula e seus aliados sempre foram muito críticos ao uso desse cartão pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Alvorada: Na live o presidente também disse que não se sente bem morando na Alvorada e que prefere morar em seu apartamento em São Paulo, pois, segundo ele os cômodos e móveis são mais “pertinho” um do outro.  “Em casa é tudo pequeno, é tudo aconchegante. Em casa, até o banheiro é perto. Aqui (no Palácio do Alvorada) é tudo muito longe, para você comer, você anda quase 200 metros, para tomar café você anda mais 200 metros, para ir ao banheiro é mais 40, 20 metros. Ou seja, é tudo mais difícil”, disse.  

Imóvel de luxo: Atualmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva estão enfrentando críticas por conta da aquisição de mobiliário de luxo para a residência oficial. Segundo uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o governo federal gastou um total de R$ 196.770,00 em cinco móveis e um colchão.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar