BELÉMDENÚNCIANOTÍCIASPará

Colmeia gigante em área urbana preocupa moradores no Tapanã, em Belém

Família relata preocupação com presença de abelhas próximas à residência de idosa e aciona serviço de emergência

Uma colmeia de abelhas foi identificada em uma árvore localizada em frente a uma residência no bairro do Tapanã, em Belém. O caso foi registrado na tarde da última quarta-feira (23), quando Ludmylla Teixeira informou ter encontrado o enxame ao visitar a casa da mãe, uma idosa que mora no local.

Segundo Ludmylla, a colmeia não existia no dia anterior, quando também esteve no imóvel. Ao perceber a formação do enxame, ela acionou o número 190 e solicitou a remoção ao Centro Integrado de Operações (CIOP), que teria orientado a aguardar o atendimento do Corpo de Bombeiros.

A moradora relatou que procurou orçamentos com empresas privadas de remoção, mas os valores estão acima das condições financeiras da família. Enquanto isso, algumas medidas preventivas vêm sendo adotadas, como manter portas e janelas fechadas, reduzir o uso de luzes e evitar se aproximar do local onde está a colmeia.

A principal preocupação, de acordo com Ludmylla, é com a segurança da mãe, devido à proximidade com a residência. A família segue aguardando o atendimento por parte dos órgãos públicos.

A reportagem solicitou posicionamento do CIOP e do Corpo de Bombeiros sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.

Orientações sobre colmeias em áreas urbanas

A recomendação para casos como este é não tentar remover ou manusear os enxames por conta própria. O protocolo orienta que situações envolvendo colmeias em áreas residenciais sejam comunicadas ao CIOP, pelo número 190, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. Em casos de ataques, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deve ser acionado pelo número 192.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar