BELÉMCÍRIO DE NAZARÉNOTÍCIASO ED VOLTOU!ParáREGIONAL

Círio de Nazaré reúne multidão de fiéis em Belém para celebrar a fé

Neste domingo, dia 8 de outubro, Belém testemunhou mais uma demonstração de fé com a celebração do Círio de Nazaré, uma das maiores festividades religiosas do Brasil. Milhares de fiéis se reuniram na Catedral Metropolitana de Belém já nas primeiras horas da madrugada, ansiosos pela saída da Grande Procissão.

Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, multiplicaram-se pelas ruas da capital, somando mais de dois milhões de corações tomados pela gratidão pelas bênçãos recebidas. Durante o percurso de 3,7 quilômetros da procissão, os símbolos da fé do povo paraense coloriram as ruas, desde casinhas até objetos de cera e livros, expressando as graças alcançadas por intercessão da mãe de Jesus.

A jornada de fé teve início cedo, logo após a missa das 6h na Catedral Metropolitana de Belém, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano da capital paraense. Em seguida, deu-se início ao cortejo da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que seguiria até a praça do Santuário.

A romaria oficial do Círio de Nazaré atrai, a cada ano, romeiros, promesseiros e fiéis vindos não apenas do Pará, mas de diferentes regiões do Brasil e até mesmo do exterior. A véspera da procissão principal, conhecida como Transladação ou Procissão das Luzes, reuniu 1,5 milhão de devotos no sábado (7), percorrendo um trajeto inverso ao da manhã de domingo.

O Círio de Nazaré, que teve sua primeira celebração em 8 de setembro de 1793, evoluiu ao longo dos anos. Inicialmente realizado à tarde, passou a ser celebrado de manhã a partir de 1854, e, desde 1901, ocorre no segundo domingo de outubro.

As estimativas oficiais indicam que o número de turistas para a celebração deste ano deve superar a edição de 2022. O Dieese estima a presença de cerca de 80 mil turistas, vindos do Brasil e de diversos países ao redor do mundo, em comparação ao ano anterior.

O balanço oficial da procissão e demais eventos será divulgado na segunda-feira (9) pelo governo estadual.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar