NOTÍCIASPará

Ciclone em SP provoca cancelamentos e atrasos em voos para Belém; Azul alterna pouso por chuva

Operações aéreas na capital paraense registraram reflexos do mau tempo em São Paulo, com cancelamentos, atrasos e mudança de rota nesta quinta-feira (11).

A instabilidade causada pelo ciclone extratropical que atinge São Paulo desde quarta-feira (10) provocou reflexos diretos na malha aérea de Belém nesta quinta-feira (11). A Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pelo Aeroporto Internacional da capital paraense, confirmou cancelamentos, atrasos e até alteração de rota por conta de ajustes feitos em outros terminais do país.

Cancelamentos de voos de Guarulhos para Belém

Dois voos da Latam, com origem em Guarulhos (SP), foram cancelados. Segundo a NOA, os cancelamentos ocorreram por razões operacionais relacionadas exclusivamente ao aeroporto paulista, que enfrenta impactos severos do mau tempo.

Além dos cancelamentos, pelo menos sete pousos tiveram atraso ao longo da manhã e da tarde.

Voo da Azul alterna rota por chuva forte em Belém

Por volta da tarde desta quinta (11), um voo da Azul vindo de Altamira não conseguiu pousar na capital paraense devido à chuva intensa. A aeronave precisou alternar para outro aeroporto até que houvesse condições seguras de aproximação.

Aeroporto de Belém segue operando, mas com reflexos nacionais

Mesmo com a operação funcionando normalmente, o aeroporto de Belém continua sentindo os efeitos da desorganização da malha aérea nacional. A NOA recomenda que passageiros confirmem diretamente com as companhias aéreas eventuais alterações ou reacomodações.

Cenário nacional segue instável

O ciclone extratropical deixou mais de 1,5 milhão de imóveis sem energia em São Paulo e provocou amplo impacto em aeroportos como Guarulhos e Congonhas, que já somam mais de 300 voos cancelados desde quarta-feira.

ANAC reforça direitos dos passageiros

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orienta que passageiros que enfrentem atrasos ou cancelamentos podem exigir assistência conforme a Resolução nº 400:

  • 1h de atraso: direito à comunicação
  • 2h: alimentação
  • 4h: hospedagem e transporte (em caso de pernoite), além de reacomodação ou reembolso

Mais informações estão disponíveis na plataforma Consumidor.gov.br e no site da ANAC.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar