NOTÍCIASREGIONAL

Chuvas no Pará irão diminuir na segunda metade de agosto

Tem achado esse verão mais chuvoso que o normal? Isso não é uma sensação. Até esta sexta-feira,13, a região metropolitana de Belém alcançou 137,5 milímetros de chuvas, bem acima da média histórica para o período.

Ontem, por exemplo, uma chuva pela parte da tarde causou diversos transtornos na região metropolitana como piora no trânsito, queda de árvore e os velhos e conhecidos alagamentos.

De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o mês de agosto apresenta um dos menores acumulados de chuvas do ano no Pará, o que está entre os motivos da elevação das temperaturas no estado. O menor índice pluviométrico ocorre no mês de novembro.

“A partir de 17 de agosto até o final do mês, as chuvas continuam de forma isoladas, mas passageiras. Temos o pico nos horários entre 17 h e 20h. Em todo o estado, essas chuvas estão associadas a instabilidades no oceano Atlântico”, explica a meteorologista da Semas, Pamela Ávila.

Em Belém, as temperaturas máximas, em agosto, têm alcançado de 34°C/35°C, principalmente nos dias sem registro de chuvas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar