Belém deve continuar registrando chuvas frequentes ao longo do mês de maio, de acordo com dados atualizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital paraense vive, neste momento, o processo de transição entre o período de maior incidência de chuvas — conhecido como inverno amazônico — e o verão amazônico, que se intensifica a partir de junho.
As informações são baseadas em análises de satélites que indicam estabilidade nas temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico. Esse cenário afasta a possibilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento anormal da temperatura na superfície do Oceano Pacífico Equatorial e que costuma interferir na distribuição de chuvas e nas temperaturas em diversas regiões do país.
“O ano de 2025 segue com padrões climáticos dentro da média. Não há indicativos de extremos, como excesso de calor ou chuva. O Oceano Pacífico está em equilíbrio térmico, e o Atlântico também não apresenta aquecimento significativo”, informou Adriroseo Santos, coordenador do Distrito de Meteorologia de Belém do Inmet.
Segundo o meteorologista, o comportamento das chuvas observado neste mês está de acordo com o padrão climático para esse período. “Em março, as chuvas ocorriam ao longo de todo o dia. Agora, a tendência é de sol durante a manhã e chuvas concentradas à tarde”, explicou.
A previsão para os próximos dias em Belém indica pancadas de chuva no período da tarde e início da noite. Para segunda (5) e terça-feira (6), a temperatura máxima deve chegar a 32 °C, com mínima de 24 °C. Na quarta-feira (7), o céu deve ficar nublado, com chuva prevista para o meio da tarde e máxima de 31 °C. A quinta-feira (8) terá precipitação estimada em cerca de 20 mm entre a tarde e o início da noite. Já na sexta-feira (9), a chuva deve começar no fim da manhã e se estender pela tarde, com temperatura máxima de 30 °C.
O Inmet continuará monitorando as condições climáticas na região para atualizar os dados ao longo do mês.
Conteúdo relacionado:



