
A chuva registrada na Grande Belém nesta quarta-feira (4) provocou alagamentos em vias públicas e a entrada de água em residências em diferentes pontos da Região Metropolitana. Em Ananindeua, moradores divulgaram vídeos que mostram imóveis atingidos, com prejuízos a móveis, veículos e animais.
Um dos registros foi feito na WE 77, no conjunto Cidade Nova 6. As imagens mostram a água ocupando o interior das casas e parte da via, dificultando a circulação de pessoas e veículos. Moradores relatam que a situação ocorre com frequência durante períodos de chuva, inclusive quando os volumes são considerados baixos.
Outro vídeo mostra moradores reclamando dos alagamentos, afirmando que o prefeito Dr. Daniel (PSD) deveria fazer mais obras de saneamento e não “só praças”.
Segundo os relatos, todas as residências do trecho costumam ser atingidas quando chove. A principal reclamação é relacionada ao sistema de drenagem, que passou por obras nos últimos anos, mas segue sem garantir o escoamento adequado da água.
Além de Ananindeua, outros pontos da Região Metropolitana também registraram transtornos. Em Belém, áreas como a região do Curió-Utinga apresentaram acúmulo de água, com reflexos no trânsito e na rotina de moradores.
Os episódios ocorrem durante o chamado inverno amazônico, período que vai de janeiro a abril e concentra os maiores volumes de chuva na região Norte. A tendência, segundo órgãos de monitoramento, é de manutenção do tempo instável.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), a instabilidade atmosférica deve continuar em todo o Pará nesta quinta-feira (5), com previsão de chuvas fortes e isoladas, principalmente nos períodos da tarde e da noite. A condição é influenciada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para Belém e a Região Metropolitana, válido entre os dias 4 e 5, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos que podem chegar a 100 km/h. O alerta aponta risco de alagamentos, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia e transtornos no tráfego.
Para a capital paraense, a previsão indica céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 24°C e 30°C, com umidade relativa do ar elevada.
Conteúdo relacionado:



