NOTÍCIANOTÍCIASParáREGIONAL

Chef paraense Saulo Jennings assina menu do Amazônia Live em Belém

Cardápio especial foi inspirado na cultura amazônica e será servido durante os bastidores do espetáculo que reúne Mariah Carey e divas paraenses em palco flutuante no Rio Guamá.

O especial Amazônia Live – Hoje e Sempre, projeto promovido pelo Rock in Rio e The Town, contará com um tempero regional de peso: o renomado chef paraense Saulo Jennings foi o responsável por elaborar o cardápio que será servido a convidados, profissionais e parceiros do evento. O menu será oferecido na balsa de transmissão, posicionada em frente ao palco em formato de vitória-régia no Rio Guamá, em Belém.

Com o conceito “cuiafood”, inspirado na gastronomia popular de Belém, o chef buscou traduzir os sabores da floresta em pratos que carregam narrativas culturais, históricas e espirituais da Amazônia. “A Amazônia é mais do que um território: é uma narrativa viva feita de rios, florestas e gente. Cada prato deste menu é inspirado em saberes e sabores da floresta, que atravessam gerações e seguem alimentando mente, corpo e espírito”, destacou Saulo.

Um cardápio em três etapas

O menu foi estruturado em três etapas – entradas, pratos principais e sobremesas – cada uma pensada para contar uma história ligada às tradições amazônicas.

🔹 Entradas: em formato volante, trazem combinações criativas como mini espetinho de queijo coalho com tomate confit, melaço de tucupi preto e castanhas, inspirado na lenda da Senhora dos Rios, metade mulher e metade peixe. Outro destaque é a linguiça de pirarucu com mel de tucupi e vinagrete, homenagem aos guerreiros encantados da floresta.

🔹 Pratos principais: servidos em cuias, símbolo central do conceito do cardápio. Entre os destaques está o tradicional arroz de pato, em referência ao Círio de Nazaré, maior manifestação de fé do povo paraense. Outra criação é a salada vitória-régia, inspirada na planta amazônica e em uma lenda indígena sobre amor e transformação.

🔹 Sobremesas: encerram a experiência com sabores emblemáticos da região. O doce “Floresta Amazônica” leva cacau, creme de cupuaçu e ganache de chocolate da Amazônia, exaltando a abundância e a proteção da floresta. Já o sorvete de açaí com farinha de tapioca celebra a fruta símbolo da resistência e vitalidade amazônica.

Gastronomia e ativismo

Saulo Jennings, conhecido como o “Caboco do Tapajós”, é um dos principais representantes da gastronomia amazônica no mundo. Ele se autodefine como cozinheiro e ativista, já que o seu trabalho envolve mais de 400 famílias ribeirinhas fornecedoras de insumos locais.

“Antes de ser um cozinheiro, gosto de dizer que sou um ativista. São centenas de famílias preocupadas em preservação das espécies, respeito ao alimento e manejo responsável. Uso produtos de mais de 100 famílias. Meu trabalho envolve resgatar, valorizar e devolver qualidade de vida a esses produtores”, explicou o chef.

Durante o G20 Brasil 2024, Saulo foi nomeado Embaixador do Turismo Mundial pela ONU, reforçando sua posição de liderança na promoção da gastronomia paraense e da bioeconomia.

Amazônia Live – Hoje e Sempre

O Amazônia Live – Hoje e Sempre é um movimento que busca chamar atenção para a necessidade de preservar a floresta em pé, proteger os povos originários e reduzir as emissões de carbono. A iniciativa une música, cultura e ativismo ambiental em uma série de eventos realizados em Belém.

O projeto terá um especial de TV transmitido do Rio Guamá, no dia 17 de setembro, com apresentações de Mariah Carey, além das divas paraenses Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara. Já no dia 20 de setembro, o Mangueirão receberá um show gratuito com Ivete Sangalo e participações de Viviane Batidão e da Lambateria Baile Show convida Lia Sophia.

Os bastidores desses dois espetáculos estão sendo documentados para a produção de um documentário, e o projeto ainda contempla um edital de R$ 2 milhões, patrocinado pela Vale, para apoiar iniciativas sociais, culturais e ambientais na região metropolitana de Belém.

Com patrocínio da Vale, apoio da Gerdau e da Heineken, e parceria de mídia com TV Globo, O Globo e Folha de S. Paulo, o movimento reforça a conexão da Amazônia com o mundo às vésperas da COP30, que será realizada em Belém em novembro.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar