Charge polêmica da Folha sobre o RS causa revolta nas redes sociais
No último domingo, dia 5, a Folha de S.Paulo gerou indignação nas redes sociais ao compartilhar uma charge que satiriza a situação atual do Rio Grande do Sul. A publicação foi alvo de críticas devido à sua representação da recente tragédia causada por chuvas intensas e inundações, que resultaram em 83 mortes até a manhã de segunda-feira, dia 6, conforme relatado pela Defesa Civil do estado.
A charge, criada por Jean Galvão e divulgada pela Folha, retrata uma família composta por pai, mãe e dois filhos, todos posicionados no telhado de sua casa, que está quase completamente submersa pela inundação. Enquanto o homem parece pedir socorro desesperadamente, uma das crianças comenta de forma insensível: “Não chora, vai alagar ainda mais”.
Pela rede social Twitter/X, internautas comuns e influenciadores digitais reclamaram do material que foi ao ar na versão on-line do jornal, que pertence ao Grupo UOL. Muitos se perguntaram qual foi a intenção do veículo de comunicação.
“O que a Folha quis transmitir com essa charge?”, indagou Bárbara Destefani, do perfil TeAtualizei. “Péssimo tom! Inacreditável.”




