Belém (PA) – O prefeito Zenaldo Coutinho reafirmou, nesta sexta-feira, 8, que os cemitérios de Belém estarão fechados neste domingo, 10, Dia das Mães.
Ele sugeriu que os filhos telefonem para suas mães. Ou, no caso dos que já perderam suas mães, como é caso do próprio prefeito, fazer orações em suas casas. “É um dia de muita aglomeração. Vamos ter que manter os cemitérios fechados”, afirmou.
Visitação – Também nesta sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Belém informou que os cemitérios públicos de Belém estão fechados para qualquer tipo de visitação e funcionamento, somente, para sepultamentos. “Neste domingo de Dia das Mães, os cemitérios seguem fechados, como medida para evitar aglomeração e a propagação do novo coronavírus”, justificou.
“A Guarda Municipal de Belém realizará rondas no entorno dos cemitérios públicos para garantir o cumprimento das medidas de combate à covid-19”, ressaltou o prefeito.
Bloqueio – Na sua live diária pelas redes sociais, Zenaldo Coutinho voltou a falar na manhã desta sexta-feira, 8, sobre o lockdown (bloqueio de urgência) iniciado na quinta-feira, 7, na capital, para conter o avanço do coronavírus em Belém e outros nove municípios paraenses. A medida se estenderá até o próximo dia 17.
“Esse bloqueio desagrada alguns setores. Alguns setores econômicos estão profundamente angustiados. Também estou angustiado e aflito. A gente sabe que paralisa atividade econômica, mas a gente precisa reduzir esse impacto que está alcançando números muito altos e rapidamente. A estrutura de saúde pública não aguenta”, avaliou o prefeito.
Casos – Nesta sexta-feira, um novo balanço epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) confirmou que o Pará ultrapassou as marcas dos 500 mortos e dos 6 mil casos relacionados ao novo coronavírus no Estado. O Pará também soma 548 casos suspeitos ainda em análise, além de 3.399 pacientes recuperados e 2.735 casos já descartados até agora.
Fonte: O Liberal



