Carnaval: depois de muita pressão, Edmilson Rodrigues volta atrás
A prefeitura de Belém resolveu cancelar a realização do carnaval em Belém.A decisão também vale para as festas de final de ano e acontece menos de uma semana depois de o próprio prefeito, Edmilson Rodrigues, anunciar que a cidade teria carnaval.
“Estamos falando aqui de um índice elevado de pessoas vacinadas com as duas doses, semana passada eram mais de 80%. Temos autoridade em dizer, responsavelmente, que hoje podemos fazer o carnaval. Atualmente, temos uma pessoa em leito clínico do município e nenhuma em UTI. Mas queremos que vocês estejam abertos a dar um passo atrás, se for necessário”, havia dito o prefeito.
A decisão de voltar atrás acontece depois de muita pressão da sociedade civil e da opinião pública paraense. Após o anúncio de que Belém realizaria carnaval, o prefeito foi duramente criticado nas redes socais.
Nesta terça-feira, 30, o Ministério Público do Pará (MPPA) solicitou à prefeitura de Belém estudos que atestem condições para o carnaval. Promotores de Justiça deram prazo de sete dias úteis para apresentação de dados e estudos epidemiológicos e de mobilidade urbana.
Diferente da outra reunião, em que não teve participação de técnicos e de gestores da área da saúde, nesta participaram o secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e demais técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à covid-19.
Ao prefeito, a equipe do órgão de saúde apresentou dados e estudos epidemiológicos acerca da situação do covid-19 em Belém, tendo vista a quarta onda que ocorre em alguns países da Europa e o surgimento da nova variante Ômicron.
A decisão abrange os desfiles das escolas, blocos de ruas e demais manifestações culturais de rua. Além do Carnaval 2022, a Prefeitura de Belém cancela as festas de Réveillon.