Com a taxa de desemprego atingindo os níveis mais baixos desde 2014, algumas cidades estão se destacando na geração de novos empregos. Entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, quatro dos cinco principais geradores de emprego neste ano estão relacionados diretamente ou indiretamente ao agronegócio, o motor de crescimento do país.
De acordo com um levantamento realizado pela consultoria LCA, as cidades de Cristalina (GO), Venâncio Aires (RS), Canaã dos Carajás (PA), Santa Cruz do Sul (RS) e Lençóis Paulista (SP) são as cinco que mais criaram vagas de trabalho no primeiro semestre deste ano, considerando a relação com o número de habitantes.
Embora quatro dessas cidades tenham atividades ligadas à agropecuária, Canaã dos Carajás, no Pará, é a única que se destaca de maneira diferente, com o setor de construção impulsionando a criação de empregos devido a obras públicas, incluindo o projeto S11D da Vale localizado na cidade.
Os resultados positivos estão alinhados com o crescimento do agronegócio, que registrou um aumento de 21,6% no primeiro trimestre de 2023, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB).
Apesar dos sinais de arrefecimento econômico e da expectativa de desaceleração do PIB, a economia brasileira ainda tem conseguido gerar novos postos de trabalho. No primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 1 milhão de vagas formais de emprego, embora o resultado seja inferior ao do mesmo período do ano anterior.
A economia está passando por uma transição, com o setor de serviços sendo um dos principais impulsionadores da geração de emprego, enquanto a indústria enfrenta desafios. No entanto, espera-se que a taxa de desemprego continue em um patamar reduzido até o final do ano, mesmo com a desaceleração da agropecuária nos próximos meses.



