NACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Câmara aprova suspensão de seis meses para o deputado Glauber Braga

Plenário votou requerimento do Psol e emenda do PT que reduziu a penalidade prevista no processo por quebra de decoro.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), um requerimento apresentado pelo Psol para levar ao plenário a votação de uma emenda do PT relacionada ao processo disciplinar do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A proposta altera a punição prevista inicialmente, substituindo a cassação pelo afastamento temporário de seis meses.

O requerimento para incluir a emenda na votação recebeu 226 votos a favor, 220 contrários e três abstenções. Em seguida, a emenda foi analisada pelo plenário e aprovada com 318 votos favoráveis e 141 contrários. Com a decisão, Glauber Braga não perde o mandato e evita a inelegibilidade de oito anos, que seria aplicada em caso de cassação.

O processo disciplinar foi aberto após representação do partido Novo, que acusa o deputado de quebra de decoro. O documento cita um episódio ocorrido em abril de 2023, quando Glauber expeliu das dependências da Câmara Gabriel Costenaro, então integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), em uma ação registrada por vídeo.

Em sua defesa, Glauber Braga afirmou que reagiu após ser provocado por Costenaro, relatando ter recebido ofensas direcionadas à sua mãe, que enfrentava estágio avançado de Alzheimer à época.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar