BRT Metropolitano vai operar com frota completa no Carnaval na Grande Belém
Sistema seguirá em operação assistida durante o feriado; tarifa zero será aplicada apenas no domingo
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) informou nesta sexta-feira (13) que o BRT Metropolitano vai manter a frota completa em operação durante o período de Carnaval na Região Metropolitana de Belém.
A medida vale, principalmente, para as linhas que atendem Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e Castanhal, com o objetivo de garantir mobilidade aos usuários que vão participar de blocos e programações festivas nas cidades da região.
Operação assistida
De acordo com o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, o sistema funcionará normalmente durante os dias de folia.
“A concessionária vai manter o pleno funcionamento, pois os municípios da região metropolitana têm tradição carnavalesca que pode resultar em alta procura pelo serviço”, afirmou.
O BRT segue em operação assistida, com monitoramento da Arcon e da concessionária BRT Amazônia para possíveis ajustes na oferta de viagens ao longo do feriado.
Segundo Barbosa, nos primeiros meses de funcionamento foi observada adesão crescente, com maior fluxo de passageiros no início da manhã e no fim da tarde. “Vamos analisar como será no Carnaval e se haverá necessidade de nova calibragem na operação”, acrescentou.
Linhas e estrutura
Em funcionamento desde novembro de 2025, o sistema conta com seis linhas troncais e 26 alimentadoras, interligando Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém.
O corredor dispõe de dois terminais de integração e 17 estações ao longo do trajeto. A frota é composta por veículos elétricos e modelos Euro 6, com zero ou baixa emissão de poluentes.
Tarifa e gratuidade
A Arcon informou que a tarifa zero será aplicada apenas no domingo de Carnaval. O benefício é previsto contratualmente para domingos e feriados estaduais ou nacionais. Como a terça-feira de Carnaval não é considerada feriado oficial, a gratuidade não será estendida para essa data.
A passagem custa R$ 4,60. Estudantes pagam meia-tarifa, no valor de R$ 2,30. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou pelo sistema de bilhetagem digital Pra Já, disponível em cartão físico, aplicativo e terminais de autoatendimento instalados em Ananindeua, Marituba e no distrito de São Brás, em Belém.
Idosos, pessoas com deficiência e demais grupos com direito à isenção utilizam o Pra Já Especial para acesso ao benefício.



