Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (CGIFs), da base de São Félix do Xingu, no Sudeste do Pará, se deslocaram nesta quarta-feira (1º) para as vilas Clariane e do Macaco, distantes aproximadamente 45 e 55 km, respectivamente, do núcleo urbano de São Félix do Xingu, onde há focos de incêndio.
Como parte da Operação Fênix 2021, as Guarnições são compostas por 10 bombeiros militares, que percorrem as localidades combatendo o fogo na mata, com apoio de duas viaturas e vários equipamentos.
A ocorrência de chuvas rápidas e com menor intensidade na região ajudou a diminuir o fogo. Mas, de acordo com o subtenente BM Mateus Cacis Salomão, especialista em combate a incêndios florestais, as precipitações não apagam totalmente os focos, daí a necessidade de deslocamento aos locais onde as chamas resistem. Segundo o bombeiro militar, nem sempre o GPS indica incêndios florestais; às vezes, são “falsos focos”, por isso há necessidade de confirmação no local.
As Guarnições também realizam ações preventivas a incêndios florestais, com a distribuição de material informativo fornecidos pela prefeitura local, a fim de reduzir os focos de calor na região.
As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado.