Na última sexta-feira (6), o coronel Olímpio Augusto Coelho de Oliveira, comandante do 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM) em Castanhal, foi exonerado de seu cargo após a publicação do Boletim Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, número 185/2023. A exoneração se deu em virtude de um vídeo em que proferiu comentários homofóbicos contra militares do Exército Brasileiro e xingou a capital paraense, onde afirma residir.
O vídeo em questão mostra Olímpio fardado ao lado de outro bombeiro militar, expressando sua insatisfação com o trânsito de Belém. No decorrer da gravação, ele utiliza termos ofensivos e homofóbicos direcionados aos militares do Exército Brasileiro, finalizando o vídeo com risos.
O Promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, informou que será instaurado um inquérito policial militar para investigar o ocorrido. O coronel Olímpio pode vir a responder a uma ação penal na Justiça Militar devido a suas declarações discriminatórias, que atingem a honra e dignidade de outros militares.
Após a divulgação do vídeo, Olímpio se retratou, pedindo desculpas pelos comentários homofóbicos, afirmando que se tratava de uma brincadeira infeliz e que não teve a intenção de ofender deliberadamente o Exército Brasileiro ou qualquer autoridade militar. Ele também se desculpou publicamente junto aos seus amigos de um grupo fechado e às autoridades militares.
A liderança do 2º Grupamento Bombeiro Militar, em Castanhal, agora está sob a responsabilidade do major Danilo Rodrigues Silva, após a exoneração do coronel Olímpio.
VEJA VÍDEO:



