
A Associação Carnavalesca Bole-Bole, do bairro do Guamá, e a Império de Samba Quem São Eles, do Umarizal, foram as vencedoras do Grupo Especial do Carnaval de Belém 2025. O resultado foi divulgado na noite deste domingo (16), na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.
Com o enredo “Amazônia Ensolarada”, a Bole-Bole abordou temas ambientais e a realização da COP 30, utilizando materiais recicláveis na confecção das fantasias. A Quem São Eles apresentou “O Despertar da Natureza”, levando para a avenida elementos sobre preservação ambiental, com 1.400 componentes e uma bateria de 180 ritmistas.
Os desfiles garantiram às duas escolas as maiores notas dos jurados. Além da definição das campeãs, o resultado também confirmou o rebaixamento da Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná, que terminou em sexto lugar no grupo, acima apenas de Mocidade Olariense e Piratas da Batucada, que também foram rebaixadas.
Com isso, em 2026, as três escolas passarão a desfilar no Primeiro Grupo. Fundada em 1934, a Rancho Não Posso me Amofiná é uma das mais antigas agremiações de Belém e do país. No Carnaval de 2025, apresentou o enredo “A História do Mascate Amazônico que se tornou o Midas do Norte!”, uma homenagem ao empresário Oscar Rodrigues, dono de uma rede de supermercados da cidade.

Conteúdo relacionado: