Belém sem pacientes entubados por Covid 19

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, festejou hoje um feito inimaginável dois meses atrás: não havia, ontem, em leitos de UTI nas UPAs e hospitais da rede municipal na capital nenhum paciente de Covid 19 entubado.
Ainda não há o que comemorar pois todo cuidado é pouco nesta guerra contra o ainda desconhecido e mortal novo coronavírus.
Vejam o relato de Zenaldo Coutinho sobre o quadro atual da Pandemia em Belém:
“Belém está há 52 dias em processo de retomada das atividades sem nenhuma alteração para cima das ocorrências da pandemia.
Estamos com grande folga de respiradores e leitos clínicos . Nossas 5 UPAS, 2 Prontos socorros, Hospital de Mosqueiro, Hospital Dom Zico funcionam com absoluta tranquilidade.
Para se ter ideia do quadro atual, o Hospital Dom Zico – que está exclusivo para Covid 19 – tem 16 leitos críticos com respiradores e apenas 3 estão ocupados. Dos 44 leitos clínicos de lá apenas 18 estão ocupados. Ou seja ,estamos com 2/3 de nossa capacidade ociosa.”
NA PRAIA – Zenaldo Coutinho também falou sobre a liberação das praias de Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro, lembrando que as barracas da ilha do Mosqueiro foram abertas por decisão liminar da Justiça, atendendo a pleito do Ministério Público.
O prefeito da capital lembra que o governo do Estado e os prefeitos dos municípios com veraneio no nordeste paraense liberaram as praias, como em Salinas, Ajuruteua (Bragança), Marapanim, Marudá, Algodoal, Colares e no Marajó – Soure, Salvaterra, Joannes – e não seria justo que a população pobre de Belém ficasse alijada das praias de Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro, entre outras.
“Com responsabilidade e bom senso, todos poderão ter acesso às praias neste último fim de semana de julho”, defende Zenaldo Coutinho, ressaltando que a transmissão pelo novo coronavírus em Belém aparentemente está sob controle, mas não é hora de dar sorte para o azar.
Fonte Amazônia Notícias



