BELÉMESPORTEParáREGIONAL

Belém poderá sediar jogos de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2031

Estádio Mangueirão é destaque entre as arenas escolhidas para receber partidas do Pan, fortalecendo a capital paraense no cenário esportivo internacional

Belém poderá fazer parte do grupo de cidades que sediarão jogos de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, que lideram o projeto para receber o evento, inclui também São Paulo (SP), Salvador (BA) e Manaus (AM) como locais para as disputas das modalidades masculina e feminina de futebol.

A grande novidade para a capital paraense é o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, que não foi utilizado na Copa do Mundo de 2014 nem nos Jogos Olímpicos de 2016. Após passar por uma ampla reforma em 2023, com investimento de aproximadamente R$ 500 milhões, o estádio foi completamente modernizado, atendendo aos mais altos padrões exigidos para competições internacionais. Desde sua reinauguração, o Mangueirão já recebeu partidas da seleção brasileira e sediou a Supercopa do Brasil de 2024, em jogo único entre Botafogo e Flamengo.

O dossiê de candidatura, que deve ser finalizado e entregue até a próxima quarta-feira (30) à Panam Sports — entidade responsável pela escolha da cidade-sede —, detalha que o futebol será a única modalidade disputada fora do eixo Rio-Niterói. A escolha de Belém para integrar esse circuito reforça a importância estratégica da cidade no cenário esportivo, aproveitando sua infraestrutura moderna e a paixão popular pelo futebol.

Além do Mangueirão, a candidatura brasileira apresenta a Neo Química Arena, do Corinthians, em São Paulo; a Arena da Amazônia, em Manaus; e a Arena Fonte Nova, em Salvador, como estádios para as competições de futebol. A região Sul do Brasil, conforme o documento, não será contemplada nesta edição dos Jogos Pan-Americanos.

O custo total estimado para a realização do Pan-2031 é de R$ 3,8 bilhões, valor que, segundo o planejamento divulgado, não inclui grandes obras de mobilidade urbana, como a linha 3 do metrô e a expansão do VLT no Rio de Janeiro. Esses investimentos são prometidos como legado para as cidades envolvidas, mas dependem de acordos paralelos.

Além da candidatura brasileira, a cidade de Assunção, no Paraguai, também manifestou interesse em sediar o evento. A decisão final da Panam Sports deverá ser anunciada nos próximos meses.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar