A mais tradicional livraria de Belém anunciou que irá fechar as portas. Na última semana começaram a circular notícias pelas redes sociais informando que a livraria Fox, deste vez em definitivo, irá fechar as portas, o que foi confirmado pelos donos. E tem até data: 31/01/2021.
Não é a primeira vez que a livraria ameaçou fechar. A crise que se instalou em diversas livrarias e editoras de todo o Brasil já existe há alguns anos e por diversos fatores. Além da competição com livros disponibilizados em plataformas digitais, dos impostos sobre os livros que dificultam o acesso à cultura e do fechamento de livrarias que são referência no mercado.
Com quase 36 anos de existência, a Livraria Fox faz parte da vida cultural de Belém. Em 2021, diante da ameaça de fechamento, houve uma campanha de mobilização pelas redes sociais para que a população da capital fosse até o espaço para comprar livros e assim evitar o seu fechamento. A campanha “Abra um livro pra Fox não fechar”, iniciada e divulgada nas redes sociais pelo autor paraense Edyr Augusto Proença, foi recebida com surpresa. “Soubemos por clientes que entravam e mencionaram a postagem do Edyr. A notícia foi recebida com muita surpresa pela repercussão extremamente positiva. Sabíamos que a Fox faz parte cultura da cidade, mas percebemos também uma imensa relação de afeto do público com a empresa”, relata Deborah Miranda, sócia-proprietária da livraria na época.



