Belém é a única capital brasileira que ainda obriga o uso de máscaras em locais abertos e fechados. Todas as outras capitais já liberaram em locais abertos como há também aquelas que flexibilizaram em locais fechados. A situação de Belém foi destaque no Jornal Hoje, da TV Globo, na tarde desta sexta-feira (08).
Há quase duas semanas o governo do Pará flexibilizou o uso de máscaras em todo o território paraense, no entanto, deixou a cargo dos municípios a decisão final. De lá para cá, vários municípios do paraenses flexibilizaram o uso, incluindo cidades vizinhas de Belém como Ananindeua e Marituba.
A justificativa da prefeitura de Belém para manter o uso de máscaras, apesar da alta cobertura vacinal na capital, é que a medida ainda se faz necessária, para conter o avanço do coronavírus.
“O atual cenário de evidentes melhoras não exclui a possibilidade de uma nova onda de infecções , como aliás tem ocorrido na China e e em vários países europeus”, destacou a Sesma.
“Portanto, por uma questão de cautela, a manutenção do uso de máscaras neste momento se constitui na última barreira à disseminação da covid-19 na nossa sociedade. Mais que recomendável, é necessária”, detalhou.
CONTRADIÇÃO DA PREFEITURA
Todavia, uma semana depois, a própria prefeitura divulgou nota informando que o município de Belém deixaria de disponibilizar leitos exclusivos para Covid-19 visto que “nos últimos dez dias, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a covid-19 está zerada na capital paraense”.
Além disso, na mesma nota a prefeitura informou que não iria mais publicar os boletins diários com os dados referentes ao monitoramento da ocupação de leitos e de casos da covid-19 por causa da estabilização dos casos.