Belém deve receber 400 mil passageiros e quase 3 mil voos durante o Círio de Nazaré
Festejo religioso atrai multidão e impulsiona economia local, com crescimento de 25% no fluxo de viajantes em comparação ao ano passado
A capital paraense, Belém, se prepara para receber mais de 400 mil passageiros durante o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil, dedicada à padroeira da cidade. Segundo o Aeroporto Internacional de Belém, são esperados 2,9 mil voos no período, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2023, quando 319 mil passageiros passaram pelo local.
Entre os dias 10 e 15 de outubro, companhias aéreas como Gol, Latam e Azul aumentaram significativamente suas operações para atender à demanda. A Gol anunciou 16 voos extras entre Belém, Santarém, São Paulo e Rio de Janeiro, somando 6.696 assentos adicionais — um aumento de 40% em comparação com a baixa temporada de junho. Já a Latam programou 50 voos adicionais para o mês de outubro, principalmente nos trechos que ligam Belém a Brasília, Fortaleza, Guarulhos, Manaus e Macapá. A Azul, por sua vez, adicionou 30 operações extras a partir de 8 de outubro, com foco nas rotas de Macapá, Manaus, Fortaleza e Belo Horizonte.
O impacto econômico do evento também é significativo. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Secretaria de Turismo do Pará, 89 mil turistas são esperados na cidade durante o Círio, movimentando R$ 189 milhões na economia.
“O Círio é um dos maiores eventos de turismo religioso do Brasil e uma grande oportunidade de mostrarmos a diversidade de atrativos do Pará e da Região Norte. O aumento no número de voos e visitantes este ano demonstra que estamos no caminho certo para fortalecer o turismo na região”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.