Os alunos da Escola Estadual Albaniza de Oliveira Lima, em Belém, estão comemorando mais um ano de sucesso nas notas de redação do ENEM. A divulgação das notas resultou na tradicional foto com os alunos que alcançaram pontuações acima de 800, marcando a escada de entrada da escola com uma quantidade imensa de estudantes bem-sucedidos.
Um vídeo compartilhado pelo perfil da escola nas redes sociais mostra os alunos, em coro, mostrando reconhecimento e gratidão à professora Ione Franco pelo excepcional desempenho na prova. A cena é um testemunho não apenas do sucesso acadêmico, mas também da conexão positiva entre a professora e os estudantes.
A professora Ione Franco, formada em Letras pela UFPA e pós-graduada em abordagem textual na área de linguística. Há 25 anos, ela escolheu dedicar-se exclusivamente à rede pública de ensino, e nos últimos 12 anos, tem sido parte integrante da Escola Albaniza de Oliveira Lima.
A professora implementou o projeto “Construção e Reconstrução do Texto”, focando nas dificuldades dos alunos em redação, especialmente no formato dissertativo-argumentativo, comum em exames como o ENEM. O projeto envolve diagnósticos individuais, atendimento personalizado para 38 a 40 alunos diariamente, e uma abordagem abrangente que inclui desde a correção até a análise crítica das redações.
Ione destaca a importância de estimular a pesquisa entre os alunos, utilizando recursos como celulares compartilhados para investigar temas atuais e socialmente relevantes. A ênfase na leitura aprofundada e no desenvolvimento de um pensamento crítico tem sido crucial para preparar os alunos não apenas para o ENEM, mas também para desafios acadêmicos e sociais mais amplos.
Além das práticas inovadoras de ensino, a professora adota uma abordagem única na avaliação das redações, não atribuindo notas aos alunos. Em vez disso, ela fornece feedback detalhado sobre desvios e áreas de melhoria, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
O esforço de Ione e de toda a comunidade escolar, da portaria às merendeiras, fizeram a fama da Albanízia. Todos os anos, filas imensas de egressos de escolas públicas e particulares se formam no dia de matrícula. Tudo para garantir uma vaga na escola da cidade que mais aprova nas universidades.



