NOTÍCIASParáREGIONAL

Barco-hospital “Papa Francisco” realiza mais de 4 mil atendimentos no Pará

barco-hospital Papa Francisco ofereceu mais de 4 mil atendimentos na zona urbana e rural na cidade de Faro, no oeste do Pará. Essa foi a 60ª expedição realizada pelo barco-hospital, idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis. 

A base do barco-hospital, inaugurado oficialmente em 2019, está localizada na cidade de Óbidos, no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica. Esta última expedição contou com a atuação de 14 profissionais da área da saúde, entre médicos e dentistas. 

Do total de atendimento realizados (4.600), 49 foram consultas médicas, 242 atendimentos odontológicos, 2.178 exames e 35 cirurgias de baixa e média complexidade.

médica Hanna Fagundes participou da expedição e contou sua experiência em entrevista ao G1:

“Assim que eu cheguei conheci toda estrutura e os profissionais. Foi uma grata surpresa porque superou as minhas expectativas e fui muito bem acolhida por todos e pela população onde foi realizada a expedição. Um grande aprendizado para o meu crescimento pessoal e profissional porque vale a pena essa doação de si, do trabalho e conhecimento. A gente recebeu também em troca o amor e carinho”, relatou.

Já Thiago Malin, médico há 15 anos, recebeu o convite de uma amiga para integrar equipe e falou sobre a vivência e o trabalho no local:

“Realizamos bastante cirurgias e atendimento clínico para o povo ribeirinho da Amazônia. A população paraense precisa. O pessoal é trabalhador braçal e fazem bastante força que resulta no surgimento de hérnia inguinal, umbilical e encarcerada. Viemos no momento certo para ajudar essas pessoas”, afirmou.

Próxima expedição

61ª expedição percorrerá comunidades da cidade de Itaituba (PA), nesta segunda quinzena do mês de outubro. O objetivo dessa vez é levar a Campanha Outubro Rosa para conscientizar mulheres ribeirinhas sobre a prevenção e combate ao câncer de mama.

“Estamos com foco no grande trabalho que vamos fazer no município de Itaituba. Vamos realizar exames de mamografia e promover a conscientização e a prevenção para as mulheres ribeirinhas”, explicou o coordenador do Barco Hospital Papa Francisco, Frei Afonso Lamberti.

Com informações G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar