NOTÍCIASParáREGIONAL

Barcarena é incluída na Região Metropolitana de Belém

A inclusão de Barcarena na Região Metropolitana de Belém (RMB) foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) nesta segunda-feira, 06.

 O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Assuntos Administrativos (CDA), presidida pela deputada Diana Belo, que também foi relatora da proposta na CDA. Em sua justificativa Ogawa destaca que Barcarena pertencia ao território de Belém até o ano de 1943, quando foi elevada à categoria de município; e está localizado a apenas 23 quilômetros da capital.

Barcarena é um dos principais polos econômicos do Pará. O município tem o principal Distrito Industrial do Pará, além de um complexo portuário por onde se escoa grãos e minérios.

Segundo a estimativa do IBGE em 2022, Barcarena tem uma população de 126.733 habitantes. O PIB municipal, em 2020, alcançou R$7,4 bilhões, se posicionando como a quinta maior economia do estado, a frente de municípios maiores como Ananindeua e Santarém.

CASTANHAL FOI O ´ÚLTIMO MUNICÍPIO INCLUÍDO NA RMB

Há 12 anos a RMB sofria alteração com a inclusão de Castanhal. A mudança veio através da Lei complementar estadual 076/2011. Até então, além de Belém, pertenciam a RMB os seguintes municípios: Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Isabel do Pará. Com a inclusão de Barcarena, a RMB passa a ter 8 município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar