NACIONALNOTÍCIAS

Banhistas terão que reservar espaço nas praias do Rio de Janeiro por aplicativo

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou na segunda-feira, 10, que, para conter a disseminação da Covid-19, os banhistas terão que reservar um espaço na areia com antecedência por meio de um aplicativo.

Demarcação – Crivella afirmou que as praias do Rio só seriam totalmente reabertas com áreas claramente demarcadas para manter o distanciamento social.

Mas a implementação da medida pode ser difícil em uma cidade onde a areia já vem sendo tomada nas últimas semanas, apesar da ameaça de uma multa de R$ 107 reais.

“As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo”, disse Crivella em entrevista coletiva. “A ideia é que assim a gente consiga organizar melhor o que hoje não está bom.”

As praias do Rio de Janeiro foram fechadas em março passado para combater a disseminação do novo coronavírus, que matou mais de 100 mil pessoas no Brasil, o segundo maior número de mortos na pandemia, depois dos Estados Unidos.

Fechamento – O governador do Rio, Wilson Witzel, admitiu na época que a medida equivalia a uma “heresia” em um lugar conhecido por seu amor à praia. Com mais de 14.000 mortes, o estado do Rio foi mais atingido pelo vírus do que qualquer outro no Brasil, com exceção de São Paulo.

Em 31 de julho, Crivella reabriu a orla para esportes aquáticos e mergulhos, mas sentar na areia ainda não foi liberado.

Apesar disso, multidões lotaram Copacabana e Ipanema nos últimos fins de semana, tomando banho de sol, jogando futebol e contemplando as paisagens.

Reabertura – Crivella não definiu uma data para a reabertura, dizendo que as autoridades divulgariam mais detalhes em breve.

Em julho, o prefeito afirmou que só permitiria que as pessoas voltassem à praia quando houvesse uma vacina contra o coronavírus.

Outros países – Outras praias também experimentaram a tecnologia para reabrir. A Espanha está usando drones, a Bélgica utiliza sensores e rastreadores de localização de telefones celulares e vários lugares estão pedindo aos banhistas que reservem por meio de sites ou aplicativos.

Fonte: IstoÉ

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar