As obras da Avenida Liberdade, um dos maiores projetos viários da Região Metropolitana de Belém (RMB), atingiram 70% de execução e seguem em ritmo acelerado. O empreendimento terá 14 quilômetros de extensão, ligando a Alça Viária à Avenida Perimetral, nas proximidades da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A nova via será alternativa à BR-316, com previsão de encurtar o tempo de viagem entre esses pontos para cerca de 10 minutos. O projeto inclui pistas com três faixas por sentido, ciclofaixas em ambos os lados, iluminação em LED alimentada por energia solar e pavimento ecológico para ciclovias.
Entre as estruturas previstas estão quatro viadutos e duas pontes, além de 34 passagens de fauna, para reduzir o impacto ambiental e garantir a preservação do ecossistema local. Mais de 700 empregos diretos foram gerados durante a execução do serviço.
Com a conclusão, a avenida deve beneficiar principalmente os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, além de facilitar o acesso ao sul do estado, ao Porto de Vila do Conde e à região do Baixo Tocantins.



