Nesta terça-feira, 1 de setembro, os colégios particulares de Belém voltaram Às aulas presenciais. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), definiu na segunda-feira, 31, o retorno presencial às escolas da rede pública do Pará só a partir do mês de outubro, para todas as séries.
O que muda neste momento é que, a partir de setembro, as atividades remotas para alunos do 3º ano do Ensino Médio passam a contar como aulas, e consequentemente, para a conclusão do ano letivo. O acesso ao conteúdo para realização das atividades escolares deve ser feito pelo site da Seduc.
De acordo com a Seduc, setembro será um mês de recomeço para todo o sistema de educação do Estado. As escolas podem ainda não receber os estudantes, mas de forma remota, docentes, coordenadores e outros profissionais estão juntos no planejamento desse retorno presencial gradual previsto para outubro.
Retorno das aulas – O primeiro dia de retorno às aulas nas escolas particulares em Belém foi tímido, não houve aglomeração de alunos. O portal Roma News acompanhou o movimento nas escolas.
Estudantes de municípios que estejam em bandeira amarela, verde e azul (Zonas 3, 4 e 5), estão autorizados a partir desta terça-feira, 1, para voltarem ao ambiente escolar seguindo medidas de distanciamento e os protocolos de segurança apresentados pelo Comitê Técnico Assessor de Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde Referentes ao Novo Coronavírus (Ncov), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A retomada das atividades presenciais alcança os ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Superior. No entanto, não é obrigatória. Por conta disto, as instituições que optarem pelo retorno das aulas deverão, obrigatoriamente, oferecer também a opção de ensino remoto aos alunos.
Fonte: Roma News