DENÚNCIANOTÍCIAS

Ações do Governo do Pará são compartilhadas, como propaganda de Helder, por secretarias estaduais

Belém (PA) – Se engana quem pensa que a pandemia do coronavírus deixou de lado as eleições municipais deste ano. Pelo contrário, a campanha às prefeituras e câmaras de vereadores já está nas ruas, e Belém não está de fora desse foco.

Os simpatizantes do governador Helder Barbalho, por exemplo, já deram início aos trabalhos. Pelas redes sociais circulam postagens usando as reportagens oficiais da Agência Pará, que divulga o trabalho do Governo do Pará de forma jornalística, para colocar o governador Helder Barbalho como protagonista, como se fosse ele, e não o Governo do Estado, quem promove as ações voltadas à população do Pará.

Agência Pará – E essas postagens usam, com pequenas mudanças, as próprias postagens da Agência Pará, para divulgar as atividades, como se elas fossem unicamente de Helder Barbalho. E são replicadas, com as mudanças, nas redes sociais de órgãos oficiais do Governo do Estado, como por exemplo, a Auditoria Geral do Estado (AGE)

Em benefício de Helder – No dia 16 de maio, no Facebook oficial do Governo do Pará, foi feita esta postagem “Com as grandes chuvas e alagamentos registrados no Estado, o Governo do Pará lançou o Programa Recomeçar, iniciativa para amparar os paraenses que tiveram bens ou moradias danificados por esses fenômenos”.

Postagem original no Facebook oficial do Governo do Pará

Na postagem que circula nas redes sociais, quase igual à original, o foco muda bastante e diz que: “Helder ajuda quem precisa recomeçar”. E AGE replicou essa postagem modificada na noite de domingo, 17, no Instagram oficial da Auditoria.

A mesma postagem sobre o programa Recomeçar foi copiada colocando Helder Barbalho como único agente da ação. Essa postagem também está no storie do Instagram oficial da Auditoria Geral do Estado (AGE)

Violação – Esse tipo de postagem nas redes sociais ainda não pode configurar crime eleitoral, porque a eleição deste ano é municipal, mas configura violação ao artigo 37, artigo I da Constituição Federal, porque está usando a propaganda institucional, paga com recursos públicos estaduais, para promoção pessoal de Helder Barbalho.

Outra postagem, copiada pela Auditoria Geral do Estado, colocando Helder Barbalho como único agente de uma ação que é toda feita em conjunto do Governo do Estado

Esse uso caracteriza ato de improbidade administrativa de que tratam os artigos 9, 10 e 11 da Lei 8429/92.

Mandetta – Assim como outra postagem, citando somente, de novo, o nome de Helder, diz que o governador convidou o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para ajudar no combate ao coronavírus. A postagem diz “Helder convida Mandetta para ajudar no combate ao coronavírus no Pará”. A publicação é da TV indoor TVer, uma agência de propaganda de Belém.

A postagem da TVer diz “Mandetta deve chegar nesta segunda-feira, 18, a Belém, a convite de Helder Barbalho, para ajudar no combate à pandemia”. Essa postagem, com enfoque pessoal apenas em Helder, foi divulgada nos stories do Instagram oficial da Auditoria Geral do Estado (AGE), nesta segunda-feira, 18, logo cedo.

Storie no Instagram oficial da Auditoria Geral do Estado (AGE) coloca Helder Barbalho como protagonista de uma ação que é do Governo do Estado

Atenção – O que os paraenses precisam ficar atentos é que as ações feitas em prol da população do Pará são serviços promovidos pelo Governo do Estado e não apenas pelo governador Helder Barbalho, de forma pessoal. Ele sozinho não é o agente promotor dessas ações, mas sim, toda uma grande equipe que trabalha pelo bem-estar do povo do Pará.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar