Associações voltadas para a sustentabilidade e o presidente da Airbus no Brasil, Gilberto Peralta, se reuniram na última quinta-feira (8) com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, para apresentar uma proposta ambiciosa: a descarbonização das atividades do aeroporto e do transporte urbano de Belém.
Com a cidade prestes a sediar a COP30, conferência do clima da ONU, em 2025, a iniciativa ganha relevância global. Participaram da reunião representantes do setor produtivo, como a Abrapalma (Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma) e a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene).
Dentre as alternativas discutidas está o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), ou óleo vegetal hidrotratado, também conhecido como diesel verde, um combustível renovável que poderia substituir os derivados de petróleo.
O objetivo principal é apresentar o projeto à vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, e estabelecer um memorando de intenções, marcando um compromisso concreto com a transição para práticas mais sustentáveis no setor de transporte e aviação em Belém.



