Uma árvore de grande porte caiu sobre a pista na avenida Alcindo Cacela, quase esquina com a avenida Governador Magalhães Barata, no bairro de Nazaré, em Belém, atingindo um caminhão e carros particulares. O trânsito na via está interditado e equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizam a retirada do vegetal do local, em um trabalho que deve durar cerca de três horas. Ninguém ficou ferido.
Vazamento – De acordo com o diretor-geral da Semma, Paulo Porto, a árvore, da espécie mangueira, com cerca de 20 metros de altura, caiu porque uma tubulação estourou na calçada, bem na área onde estava fincada a raiz do vegetal. O incidente ocorreu por volta das 11 horas. “Uma mangueira com essa altura, com esse peso, e com água vazando no tronco veio a tombar, não por falta de manutenção, até porque a árvore está sadia, perfeita, não há nenhum tipo de apodrecimento. Ela caiu por conta deste vazamento que estava ocorrendo há quase seis dias e nós não fomos avisados, nem a Cosanpa”, explicou.
Trânsito – Paulo Porto informou que o trabalho de retirada da árvore da via vai durar cerca de três horas, devido ao porte do vegetal. Durante este tempo, o trânsito na avenida Alcindo Cacela, no perímetro entre as avenidas Governador José Malcher e Magalhães Barata permanecerá bloqueado.
O diretor-geral da Semma ressaltou que a população deve avisar à Secretaria sempre que verificar uma árvore condenada. “Qualquer alteração em uma árvore, avise à Secretaria. Se ela tiver forçando os cabos de energia, inclinada, levantando o calçamento, ou se houver algum vazamento, entre em contato conosco”, pede.
Veículos – No momento em que a árvore caiu, um caminhão de uma empresa passava pelo local e foi atingido em cheio. O motorista do veículo, Williams Djones, contou que o susto foi grande. “Ela caiu em cima da cabine do caminhão. Por sorte, só eu estava dentro. O barulho foi muito alto, só deu tempo de ouvir o estalo e sentir o impacto. Foi muito rápido”, contou o condutor.
O caminhão segurou o peso do vegetal e evitou que outros veículos fossem atingidos, já que no momento da queda, vários carros e motocicletas estavam parados no sinal.
Bicicleta – A barraca de lanches do vendedor Valmir Melo estava localizada bem ao lado da árvore. Por muito pouco, ele não foi atingido. Mas a bicicleta dele, que estava estacionada em frente ao vegetal, ficou completamente destruída. “Foi do nada. Esse vazamento estava aí desde segunda-feira, aí com certeza encharcou o solo e ela veio abaixo. Agora eu vou ficar no prejuízo. Pelo menos foi só prejuízo material”, conclui.
Fonte: O Liberal