A Vila Galé, rede hoteleira portuguesa, em parceria com o governo do Pará, converterá dois armazéns situados no Porto de Belém em hotéis de alto padrão. Essa iniciativa integra a estratégia de fortalecer a infraestrutura para hospedar as delegações da COP30, a Conferência do Clima da ONU.
Os armazéns devem ter capacidade para 160 quartos. As acomodações serão luxuosas e devem resolver parte do problema da capital paraense de oferecer espaços mais suntuosos aos visitantes internacionais e chefes de Estado. O acordo será assinado na semana que vem.
A adaptação dos armazéns do Porto de Belém para receber a cúpula do clima, além de atender à demanda do governo, se alinha com a estratégia de investimentos da Vila Galé. A empresa tem tradição em revitalizar estruturas com um estilo arquitetônico português, semelhante aos prédios coloniais característicos da capital paraense.
Este projeto de remodelagem não apenas contribui para a preparação da cidade para a COP30, mas também integra um amplo plano de reestruturação da área portuária de Belém. Além dos dois armazéns destinados à Vila Galé, o governo já iniciou obras de restauração em outros cinco armazéns, visando à revitalização do local. É importante ressaltar que a revitalização dos armazéns a cargo da empresa portuguesa será financiada por recursos privados.
COP30
A COP30 será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025. Será a 1ª vez que a cúpula do clima será sediada na Amazônia e marcará os 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da ONU.