Após vitória de João Dória, Jatene deixa o PSDB
O ex-governador Simão Jatene anunciou em vídeo publicado nas suas redes sociais que deixou o PSDB, partido que ajudou a fundar e estava há mais de três décadas, por onde foi eleito governador por três oportunidades.
A saída de Jatene do PSDB marca o auge de uma crise partidária que se estende desde o ano passado, quando parte da bancada tucana na Assembleia Legislativa votou pela reprovação das contas do governo referentes ao exercício de 2018, dificultando uma possível candidatura de Jatene ao governo ou ao Senado, no ano que vem.
A crise teria atingiu seu ápice com as prévias do PSDB, vencidas pelo governador de São Paulo João Doria Junior. Após o anúncio do resultado, o grupo capitaneado pelo ex-governador Simão Jatene começou a arrumar as malas para deixar a legenda. Jatene fez campanha para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que ficou em segundo lugar.
Segundo conversas extraoficiais que rolam nos bastidores da política paraense, ele deve ir para o PSD, partido que, no Pará, é presidido pelo ex-vice-governador Helenilson Pontes. Nos últimos meses, Jatene foi visto ao lado de Pontes em locais públicos e ambos chegaram a compartilhar as fotos nas redes sociais, sinalizando uma possível aliança.