A praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, considerada a principal porta de aceso às ilhas de Belém, ficará completamente renovada após a obra de reforma que já está com 50% do cronograma de serviços executados.
A previsão é que o espaço seja entregue renovado em setembro deste ano para a população, com um terminal hidroviário completo para embarque e desembarque de passageiros, além da praça reformada.
“Como a obra se trata de trapiche e porto, foi considerada essencial e não teve os trabalhos suspensos, seguindo obedecendo todas as recomendações de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Dessa forma, os trabalhos seguem o cronograma para entregarmos no prazo esta obra tão importante para a comunidade local e a população que aprecia fazer passeios pelas ilhas da redondeza”, destaca o diretor de Obras Civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite.
Terminal – O terminal terá em torno de 300 metros quadrados, equipado com guichês de venda, banheiro, salão de espera, lanchonete, sala de administração, área de transbordo de cargas. No terminal, já foi levantada toda a alvenaria do novo espaço, com as divisões internas e laje. O terminal contará ainda com plataforma de embarque e desembarque e flutuante.
Na praça Princesa Isabel, já foram recuperados os bancos em concreto e parte do calçamento com substituição por piso intertravado, feito com blocos de concreto. Os três quiosques estão sendo recuperados. O anfiteatro foi todo reformado, além de criada uma área para academia. Ainda passarão por intervenção o posto da Guarda Municipal de Belém (GMB), os brinquedos do playground e o estacionamento.
A obra tem investimento orçado em cerca de R$ 2,7 milhões e prazo de execução de um ano.
Fonte: Agência Belém