O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira, 26. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União.
As provas do Enem 2020, aplicadas entre janeiro e fevereiro de 2021, tiveram a maior abstenção já registrada na história do exame. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teve uma abstenção de 51,5% informou neste domingo o ministro da Educação, Milton Ribeiro. A prova foi realizada em meio à pandemia de Covid-19. Em 2019, a abstenção foi de 23%.
O Inep é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O órgão é responsável por estatísticas, avaliações e provas, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adiado e alvo de uma disputa judicial em 2020. As provas do Enem tiveram três momentos: um geral para todos; o digital e o último para quem estava impossibilitado de fazer as provas por conta de doenças, como a Covid-19
A portaria que determinou a exoneração traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. O substituto não foi nomeado.
Fonte: G1



