COP30NOTÍCIASParáREGIONAL

Angelina Jolie visita reserva ambiental no Pará e quer voltar com os filhos

Atriz norte-americana se hospeda em pousada ecológica em Novo Progresso e debate preservação da floresta com o Cacique Raoni

A atriz Angelina Jolie, 49 anos, visitou uma das áreas mais preservadas da Amazônia brasileira nesta semana. Ela ficou hospedada durante três dias na pousada ecológica Rio Azul Jungle Lodge, localizada em Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Acompanhada do líder indígena Cacique Raoni, da etnia caiapó, a estrela de Hollywood participou de conversas sobre os riscos ambientais que ameaçam a floresta, como o desmatamento e a expansão da soja.

A visita da atriz ao Pará ocorreu em meio a uma agenda de compromissos voltados para temas socioambientais. Segundo o Instituto Líbio, que administra a pousada e atua na proteção de reservas privadas na Amazônia por meio do turismo sustentável, Jolie demonstrou interesse genuíno em voltar ao Brasil com os filhos. Ela também manifestou vontade de colaborar com campanhas de conscientização voltadas à preservação da floresta amazônica.

Durante a visita, Angelina e Raoni conversaram com Raquel Machado, presidente do Instituto Líbio, sobre os impactos da devastação ambiental na biodiversidade local. A área protegida pela pousada integra a reserva Rio Azul, que preserva cerca de 16 quilômetros do rio homônimo, além de se estender até áreas do rio São Benedito — ambos considerados ecossistemas de alto valor ambiental.

O Instituto destaca que a região possui importância estratégica na conservação de espécies nativas da fauna e flora amazônicas. “Essa área tem papel essencial na proteção de ambientes naturais, garantindo condições adequadas para a existência e reprodução das espécies. Além disso, contribui para a conservação de ecossistemas, paisagens naturais e áreas de preservação permanente (APPs) dos rios São Benedito e Azul”, informou a entidade em nota.

A passagem de uma figura internacional como Angelina Jolie por Novo Progresso lança luz sobre uma região pouco conhecida do grande público, mas vital para o equilíbrio ecológico da Amazônia. A presença da atriz também ajuda a projetar internacionalmente o esforço de comunidades e instituições locais que atuam na linha de frente contra o avanço das ameaças ambientais.

Angelina Jolie tem histórico de atuação em causas humanitárias e ambientais, sendo Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar