Ananindeua inaugura seu primeiro museu interativo
No dia 8 de junho, Ananindeua celebrou a inauguração do Museu Interativo Ananin, localizado no hall do Teatro Municipal, parte do Complexo Cultural Parque Vila Maguary. Esse novo espaço cultural é fruto do trabalho conjunto do Doutor Adrielson Furtado, turismólogo e cientista social, da professora e historiadora Lúcia Araújo, e do Doutor Lucas Araújo, antropólogo e museólogo, todos residentes de Ananindeua com vasta pesquisa sobre a cidade.
O museu conta com seis totens organizados cronologicamente, retratando a ocupação e o desenvolvimento de Ananindeua. Um dos destaques é o totem dedicado ao Curtume Maguary, onde os visitantes podem apreciar fotos inéditas da antiga fábrica que existia onde hoje se encontra o Parque Cultural Vila Maguary.
A professora Lúcia Araújo explicou a proposta do museu: “A ideia é transformar eventos históricos em experiências interativas e divertidas. O museu atrai não apenas aficionados por história, mas também jovens que se sentem naturalmente atraídos pelo aspecto lúdico. Essa abordagem inovadora permite que os visitantes mergulhem nas narrativas de forma participativa, estimulando o pensamento crítico e a curiosidade.”
Com uma abordagem digital e interativa, o museu incorpora elementos de jogos para envolver os visitantes, oferecendo uma jornada educativa e imersiva pela rica história da região. “Contar esta história é uma forma de fazer com que as pessoas conheçam seu passado, valorizem sua história e reforcem os laços com sua identidade cultural”, afirmou o Dr. Adrielson Furtado. “Ver todo nosso esforço de anos organizado dentro de um museu interativo e acessível à população é uma grande satisfação para nós.”
Dani Franco, presidente da Fundação Centro Cultural Parque Vila Maguary, destacou a importância do complexo cultural: “Além da Galeria Jorge Granhen e do Teatro Municipal, que já foram inaugurados, com o nosso museu, o complexo está completo e é uma alegria muito grande para nós.”
O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, também celebrou a inauguração: “De todas as inaugurações, talvez essa seja a que mais me emociona, porque me incomodava não poder trazer nossos filhos, uma criança, um estudante e contar a história de Ananindeua. Eu fico muito feliz hoje, porque a gente se sente parte da história junto com toda população da cidade.”
Serviço
O Museu Interativo Ananin funciona de terça a domingo, das 8h às 19h, com entrada franca.