AnanindeuaBELÉMNOTÍCIASPará

Ananindeua é a primeira cidade do Pará a iniciar vacinação contra a dengue

No último sábado (15), a cidade de Ananindeua se tornou a primeira no estado do Pará a iniciar a vacinação contra a dengue. A ação, realizada pela Prefeitura de Ananindeua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) e o Ministério da Saúde, tem como objetivo combater a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O público-alvo inicial da campanha são pré-adolescentes de 10 a 14 anos, considerados prioritários devido à vulnerabilidade a casos graves da doença. Entre os primeiros a receber a vacina na Clínica Saúde da Família (CSF) Celso Leão, no bairro Maguari, estava a estudante Sophia Vitória Alcântara, de 11 anos, acompanhada por sua mãe. Após a vacinação, Sophia incentivou outros jovens a se imunizarem: “Se você tem de 10 a 14 anos, venha se vacinar. É muito importante, porque a dengue é uma doença que mata”.

Daniel Pereira Celso, de 13 anos, também compareceu à CSF Celso Leão com sua família para receber a vacina. Ele destacou a importância da prevenção: “É importante tomar a vacina, porque tem que se prevenir para não ficar doente. Em alguns casos, pode ocorrer coisas mais sérias, como dengue hemorrágica e até mesmo morte”. Sua mãe, Valéria Pereira, reforçou a necessidade de se proteger: “Em casa, a gente tem o cuidado para não ter água parada, para não ter o mosquito da dengue, mas na casa dos vizinhos a gente não tem como saber”.

Letícia Vilar, enfermeira responsável pela CSF Celso Leão, expressou orgulho pela cidade estar na vanguarda da vacinação no estado: “É uma honra nosso município de Ananindeua ser o primeiro do estado a ter essa vacinação contra a dengue, uma vez que estaremos protegendo nossa população e reduzindo o número de casos de dengue”.

Sâmia Borges, diretora técnica da SESAU Ananindeua, enfatizou a importância da campanha: “Aqui em Ananindeua, a gente abre unidades de saúde no final de semana para que tenha vacinação todos os dias. A vacina contra a dengue é de suma importância para nossos pré-adolescentes, que são um público vulnerável. Então, eles vêm como o primeiro público-alvo e, gradualmente, a vacina virá para outros públicos”.

Para receber a vacina, os jovens devem estar na faixa etária de 10 a 14 anos e apresentar o Cartão SUS ou CPF. As vacinações ocorrem de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Clínicas Saúde da Família e no Posto Avançado de Vacinação, localizado no 2.º piso do Shopping Metrópole, conforme o horário de funcionamento de cada unidade. Nos finais de semana, a vacinação continua em oito unidades do programa Saúde Todo Dia e no Posto Avançado de Vacinação.

A segunda dose da vacina deve ser tomada 90 dias após a primeira, garantindo assim a imunização completa contra a dengue para os jovens de Ananindeua.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar