NACIONALNOTÍCIAS

Amapá está há quase 35 horas sem energia elétrica e macapaenses ocupam locais públicos para carregar celulares

Entre uma oscilação e outra de energia durante o apagão que acometeu o Amapá, macapaenses têm buscado alternativas para utilizar eletricidade na quarta-feira, 4. Em locais que possuem gerador, como shoppings e o aeroporto, pessoas usaram as tomadas para recarregarem os celulares.

A Infraero declarou por meio de nota que, por conta da utilização de geradores, as operações de aviação não foram comprometidas no Estado. O apagão foi resultado de um incêndio em uma subestação de energia na capital, na noite de terça-feira, 3, que afetou 14 dos 16 municípios do Amapá.

Com a falha no fornecimento de energia, os serviços de telecomunicação por telefone fixo, móvel e internet também foram afetadas; eles estão limitados e com pouco acesso desde o sinistro.

Mesmo assim, pessoas foram vistas pelos empreendimentos, algumas sem máscara, sentadas e em pé, conversando ao redor das tomadas, onde os celulares pegam alguma carga.

Apagão – Além do apagão provocado em todo estado, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) informou que duas pessoas foram atingidas por raios durante uma tempestade que atingiu o Amapá na noite de terça-feira, quando também começou a chover intensamente. Foram de 12 horas de chuva forte.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) alertou quanto aos cuidados que as pessoas podem ter durante uma tempestade com raios, como se abrigar em um local seguro e evitar usar aparelhos ligados às tomadas.

Segundo Jefferson Vilhena, coordenador Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a tempestade de raios pode variar bastante da previsão, dependendo das combinações climáticas.

“A tempestade de raio foi também algo a parte. A gente tem previsões de alguns raios, mas como esse sistema de chuva se intensificou muito rapidamente e ganhou muita força durante a noite, houve durante toda a madrugada essa tempestade de raios, que veio a assustar a população ao atingir toda a cidade”, finalizou.

Fonte: G1 Amapá

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar