BELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!

Agentes de Saúde protestam contra calote da prefeitura de Belém

Na manhã desta quinta-feira (22), debaixo de uma forte chuva, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Belém fizeram um protesto na frente do gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), na avenida Nazaré. Eles protestavam contra a falta de pagamento de um incentivo financeiro de final de ano que foi repassado pelo Ministério da Saúde à prefeitura de Belém, mas que ainda não caiu na conta dos agentes.

Com cartazes, os manifestantes chegaram a interditar a avenida Nazaré. Eles gritavam em coro “ED potoqueiro, repasse meu dinheiro” como tentativa de chamar atenção do prefeito.

Segundo um dos manifestantes, todo o final de ano o Ministério da Saúde repassa uma parcela adicional, equivalente a dois salários mínimos, a todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Brasil. O dinheiro é repassado aos municípios e as prefeituras ficam responsáveis pelo pagamento aos agentes. Em Belém, no entanto, o incentivo adicional de fim de ano ainda não foi repassado pela prefeitura, o que gerou desconforto e os protestos contra Edmilson.

 Os agentes comunitários em saúde (ACS) são essenciais para a integração entre serviços de saúde da Atenção Primária e a comunidade, e devem estar vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e credenciados pelo Ministério da Saúde.  Já os agentes de combate a endemias (ACE) exercem o trabalho de prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya, raiva, febre amarela e leishmaniose na comunidade. Eles são responsáveis pelas ações de orientação da população quanto aos principais sintomas, ajudam no controle dos casos suspeitos em cada região, da vacinação de cães e gatos contra raiva.

VEJA VÍDEO:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar