Entre os dias 20 de dezembro e 4 de janeiro, o Aeroporto Internacional de Belém deve receber quase 182 mil passageiros, somando embarques, desembarques e conexões nos 1.436 voos previstos para o período. Os dados foram divulgados pela Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela administração do terminal.
Em comparação ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram registrados 167,3 mil viajantes em 1.337 voos, o aeroporto apresenta altas de 8% no fluxo de passageiros e 7% na oferta de voos. Para atender à demanda da alta temporada, estão programados 11 voos extras, operados por GOL e Azul. A GOL reforça as rotas para Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), enquanto a Azul ampliará frequências para Viracopos (Campinas–SP).
Segundo Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, a preparação para a alta temporada acontece em um momento marcante para o aeroporto, que acaba de concluir as obras de modernização. “As intervenções foram antecipadas para que o terminal estivesse pronto para receber os visitantes da COP30. Agora, entregamos um aeroporto mais moderno, eficiente e à altura da relevância da região”, afirmou.
R$ 450 milhões em modernização e ampliação
O Aeroporto Internacional de Belém passou por uma transformação estrutural, com investimentos de aproximadamente R$ 450 milhões. As obras da Fase 1-B do contrato de concessão foram concluídas com quase um ano de antecedência — o prazo inicial era maio de 2026. Com isso, a capacidade do terminal passou de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros por ano.
Entre os avanços, destaca-se a ampliação das áreas de embarque, que quase triplicaram, passando de 1.593 m² para 4.303 m², contemplando tanto operações domésticas quanto internacionais. Dois novos mezaninos sobre o saguão principal ampliam o espaço para inspeção de segurança, salas de embarque e áreas de convivência.
A expansão também alcançou as áreas comerciais, que cresceram 40%, permitindo a chegada de novas marcas e a diversificação de serviços, incluindo Fran’s Café, Living Heineken, Kopenhagen, Havana, Rei do Mate, Cairu, Rokkon, Forneria, Fit Food, Subway, W Premium Lounge e outras.
O saguão principal ganhou 20% mais área, novos sanitários, mais espaços-família, fraldários e longarinas com assentos mais confortáveis. A climatização foi totalmente renovada com sistemas mais potentes e eficientes.
Do lado externo, a circulação de pedestres e veículos também foi ampliada, com aumento de 60% no espaço de acesso, garantindo mais segurança e fluidez.
Melhorias operacionais e expansão das operações aéreas
O terminal também recebeu melhorias técnicas que ampliam a segurança e eficiência das operações. Entre as entregas estão:
- Novo pátio de aeronaves, que adiciona mais cinco posições para aviões da categoria C (como Boeing 737 e Airbus A320).
- Requalificação de pavimentos de pistas e taxiways.
- Modernização do balizamento noturno.
- Revitalização da sinalização horizontal.
- Construção de RESAs (áreas de segurança) nas cabeceiras 07, 25, 03 e 21.
- Instalação de PAPIs nas cabeceiras 21 e 25, sistemas que auxiliam a precisão da aproximação para pouso.
- Atualização do ALS (sistema de luzes de aproximação) na cabeceira 07, agora com tecnologia LED.
As melhorias acompanham a ampliação das conexões internacionais:
em outubro, a Avianca inaugurou voo regular para Bogotá (Colômbia), com três frequências semanais. Antes disso, em junho, a GOL lançou o voo direto de Belém para Miami (EUA).



